terça-feira, 22 de março de 2016

Candomblé/Nações/Crenças/Templos(Ilé ou Ilê)/Sacerdócio & Orixás

Sacerdócio

Nas religiões afro-brasileiras, o sacerdócio é dividido em:
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  1. Axogun - Um dos cargos mais importante do Candomblé. Porém, como não é rodante, não pode iniciar ninguém sem a participação de um Babalorixá ou Iyalorixá.
  2. Babalawo - Sacerdote de Orunmila-Ifa do Culto de Ifá
  3. Bokonon - Sacerdote do Vodun Fa
  4. Babalorixá ou Iyalorixá - Sacerdotes de Orixás
  5. Doté ou Doné - Sacerdotes de Voduns
  6. Tateto e Mameto - Sacerdotes de Inkices
  7. Ojé - Sacerdote do Culto aos Egungun
  8. Babalosaim - Sacerdote de Ossaim

Os orixás mais cultuados no Brasil

Cada um deles tem sua história, seu simbolo, dia da semana, alimento e saudação.Os orixás são elementos da natureza, representam, água, a mata, o mar, a justiça, a saúde, animais, os pássaros e assim por diante…:

Orixá: Oxóssi 

Oxóssi, orixá da caça e da fartura - Oxóssi - linhadasaguas.com.br: These African Deities Are The Best Gods You've Never Heard Of: é um grande e apto feiticeiro, tendo aprendido a lidar com as magias das folhas, dos animais e da natureza após ter descoberto os segredos das Iyámi - Òsóòróngá e após ter matado um dos pássaros das Eleyés e ter livrado o povo de Ketu do feitiço, razão pela qual se tornou o rei e soberano de Ketu.Também é chamado de Odé, que vem do termo iorubá ode, que significa "caçador", um adjetivo, devido ao fato de Oxóssi ser o guardião dos caçadores que caçam para obter seu sustento e o de sua família.
DIA: Quinta-feira, COR: Azul-Turquesa, SÍMBOLOS: Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré, ELEMENTO: Terra (florestas e campos cultiváveis), DOMÍNIOS: Caça, Agricultura, Alimentação e Fartura

Orixá: Ogum


http://fineartamerica.com/profiles/1-cornelius-lewis.html:
Ogum, orixá do ferro, guerra, tecnologia,fogo e  deus da sobrevivência. Ogum - linhadasaguas.com.br:  É filho de Oduduwa e Yemu. Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé. Ogum é o último Igbá imolé. Os Igba Imolé eram os duzentos orixás da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos orixás da esquerda.
Foi Ogum um guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos equem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

Dia da Semana: Terça-feira, Cores: Azul-marinho, Comida: Feijão preto – Inhame assado, Domínio: Caminhos e Guerras

Orixá: Xângo

Shango:
Deuses e Deusas Africanos - Xangô: Xangô é o orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Por esse motivo, a morte pelo raio é considerada infamante. Da mesma forma, uma casa atingida por um raio é uma casa marcada pela cólera de xangô. Xangô é o Orixá do Poder, ele é a representação máxima do poder de Olorum. Foi ele quem criou o culto de Egungun, sendo ele o único Orixá que exerce poder sobre os mortos. Xangô é a roupa da morte, por este motivo não deve faltar nos Egbòs de Ikù e Egun, o vermelho que lhe pertence. Ao se manifestar nos Candomblés, não deve faltar em sua vestimenta uma espécie de saieta, com cores variadas e fortes, que representam as vestes dos Eguns.
Dia da Semana: Quarta-feira, Cores: Vermelho e Branco, Comida: Ajobò (papa de quiabo) feita com as mãos, em azeite de dendê, Domínio: Pedreiras, meteoros, tempestades

Orixá: Exu

Bará - linhadasaguas.com.br: Deuses africanos retratados em incrível série fotográfica ~ Pêssega d'Oro: Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa 'esfera', e, na verdade, Exu é o orixá do movimento. Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun (o mundo espiritual) e o Aiye (o mundo material) seja plenamente realizada.
DIA: Segunda-feira ,CORES: Preto (ou seja, a fusão das cores primárias) e vermelho ,SÍMBOLOS: Ogó de forma fálica, falo erecto, ELEMENTOS: Terra e fogo,DOMÍNIOS:  Sexo, magia, união, poder e transformação ,SAUDAÇÃO: Laroié!

Orixá: Ossaim



ϴssαιη ღ αηα:
 o detentor do axé (força, poder, vitalidade), de que nem mesmo os Orixás podem privar-se. Esse axé encontra-se em folhas e ervas específicas. O nome dessas folhas e o seu emprego é a parte mais secreta do ritual do culto dos orixás, voduns e inquices.

O símbolo de Osanyin é uma haste de ferro de cuja extremidade superior partem sete pontas dirigidas para o alto. A do centro é encimada pela imagem de um pássaro.

Osanyin: Osanyin é o companheiro constante de Ifá. É representado por uma sineta de ferro forjado, terminada por uma haste pontuda enfiada em uma grande semente. A haste é fincada no chão, ao lado do osun (o asen dos fon) do babalawo. Por sua presença, Osanyin traz a influência das folhas para as operações da adivinhação.

DIA: Quinta-feira, CORES: Verde e Branco, SÍMBOLOS: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada),ELEMENTOS: Floresta e Plantas selvagens (Terra),DOMÍNIOS: Medicina e Liturgia através das folhas,SAUDAÇÃO: Ewé ó!



Orixá: Oxaguian (Oxalá Moço)



Oxaguian (Oxalá Mozo) Señor de la vida! Salve gran guerrero blanco que desconoce derrotas...! saludemos al amanecer del día, cuando surgen los primeros rayos de vida y de luz... “Exeu ê! Epa o Babà..! Kabiesy Oxaguian...” Axé....:
Oxaguian na mitologia yorubá é um jovem guerreiro, um Oxalá jovem, seria filho de Oxalufan, identificado no jogo do merindilogun pelo odu ejionile e representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba oxaguian. Seu templo principal é em Ejigbo, estado de Ọsun, onde ostenta o título de Eléèjìgbó, ou Rei de Ejigbo.

Oxalá, Orixalá, Orixaguinã, Gunocô ou Obatalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de várias maneiras (qualidades) sendo as duas principais qualidades: a forma jovem, em que Oxalá é chamado de Oxaguiã e seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo. Na sua forma idosa, Oxalá é chamado Oxalufã e seu símbolo é um cajado de metal chamado opaxorô.
Dia da Semana: Sexta-Feira,Cores: Azul e branco,Comida: Canjica branca cozida com mel, coberta com azeite doce,Domínio: Minas de Prata, Rios Quentes, Campos


Orixá Oxalá (Oxaguiãn Velho)


Oxalá é a grafia de duas palavras homônimas da língua portuguesa, uma de origem árabe, que vem da expressão árabe "'in sha' allh", cujo significado é “se Deus quiser”, que é utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinónimo de "tomara" ou "queira Deus". A outra palavra vem do iorubá Òrìsànlá, nome de um orixá também conhecido como Obatalá

These African Deities Are The Best Gods You've Never Heard Of: A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul no candomblé e somente branco no batuque do RGS; a de Oxalufam é somente branco de gossa em ambos. O dia consagrado para oxalá moço é a sexta-feira e o domingo para oxalá velho e oxalá de orumilaia. Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. Oxalá significa luz (oxa) branca (alá); É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que veem tudo.



Dia da Semana: Sexta-feira e Domingo,Cores: Branco, Marfim, Pérola e Prata, Comida: Canjica branca cozida com mel e coberta, com clara batida, Saudação: Epá Babá, Domínio: Oceanos, Rios, Céus, Montanhas



Orixá: Oxumarê


Oxumaré: Essa complexa figura é protetor das crianças e dos cordões umbilicais, divindade da mobilidade e do arco-íris. Na Bahia costuma ser sincretizado com São Bartolomeu. Curiosamente, tanto por seu símbolo ser o arco-íris quanto por muitos acreditarem que esse orixá é ao mesmo tempo homem e mulher, ele é tido por algumas pessoas como o protetor dos homossexuais.: Oxumarê ou Exumarê é o orixá do arco-íris dentro da mitologia yorubá. Liga o céu à terra. Corresponde ao Vodun Dan da cultura jeje.No Brasil, as pessoas dedicadas a Oxumarê usam colares (fio de contas) de miçangas ou contas de vidro amarelas e verdes; a terça-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. Seus iniciados usam brajá - longos colares de búzios, enfiados de maneira a parecer escamas de serpente. Quando dançam, levam, nas mãos, pequenas serpentes de metal e apontam o dedo indicador para o céu e para a terra num movimento alternado. As suas oferendas são feitas de patos, feijão, milho e camarões cozidos no azeite de dendê. Dia da Semana: Terça-feira, Cores: Verde e amarelo, preto e amarelo, multicor, Comida: “Cobra” feita de batata-doce amassada e banana-figo frita em azeite doce, Saudação: Arrum Bo Bo Oxunmaré!,Domínio: Arco-íris, céu, chuva fina, sol, terra


Obaluaiyê, Obaluwaye, Omoluou, Xapanãé 


o orixá da varíola e das doenças contagiosas. É ligado simbolicamente ao mundo dos mortos.Conforme a mitologia Iorubá, Obaluaiê é filho de Nanã e Oxalá, tendo nascido cheio de feridas e de marcas pelo corpo como sinal do erro cometido por ambos, já que Nanã seduzira Oxalá, mesmo sabendo que ele era interditado por ser o marido de Iemanjá.
Obaluaiyê, orixá das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura. / Omolu, orixá da transformação. linhadasaguas.com.br:
Ao ver o filho feio e malformado, coberto de varíola, Nanã o abandonou à beira do mar, para que a maré-cheia o levasse. Iemanjá o encontrou quase morto e muito mordido por caranguejos, e, tendo ficado com muita pena, cuidou dele até que ficasse curado. No entanto, Obaluaiê ficou marcado por cicatrizes em todo o corpo, tão feias que o obrigavam a cobrir-se inteiramente com palhas. Não se via de Obaluaiê senão suas pernas e braços, onde não fora tão atingido. Aprendeu com Iemanjá e Oxalá como curar estas graves doenças. Assim cresceu Obaluaiê, sempre coberto por palhas, escondendo-se das pessoas, taciturno e compenetrado, sempre sério e até mal-humorado
Dia da Semana: Segunda-Feira, Cores: Branco e Preto, Comida: Pipocas estouradas no Dendê, entregues no mato às segundas-feiras, Saudação: Atotô, Ajuberu, Axê!,Domínio: Ruínas, sarcófagos, estradas, cemitérios, caminhos e sol.


Orixá: Iansã



Salve sua força! OYA by Nraminhos- Yansã: Iansã é a senhora dos ventos da tempestade. Ela é valente, tem um temperamento forte e independente. Nas lendas provenientes do candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor. Xangô roubou-a de Ogum. O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, Iansã pode ser traduzido como "a mãe do céu rosado" ou "a mãe do entardecer". Ao contrário do que muitos pensam, Iansã não quer dizer "a mãe dos nove". Xangô a chamava de Iansã pois dizia que Oyá era radiante como o entardecer ou como o céu rosado e é por isso que o rosa é sua cor por excelência. Na liturgia da umbanda, Iansã é senhora dos eguns, os espíritos dos mortos, menos cultuados no candomblé. Na umbanda, a guia de Iansã é de cor laranja (coral) e, no candomblé, é vermelha. Dia da Semana: Quarta-feira, Cores: Vermelho, Branco com rosa, Comida: Acarajé, romã, acarajé feito com feijão branco(ecuru),Saudação: Epa Rei, Oyá, Axé!, Domínio: Vento, ossários, cumes, jardins.

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